Uma pesquisa da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República identificou os piores terminais aéreos do País. Brasília, Manaus, Galeão (Rio de Janeiro) e Cuiabá ficaram no topo do rabking. Foram ouvidos mais de 20 mil passageiros nos 15 aeroportos que receberão turistas para a Copa do Mundo de 2014.
Juntos, os quatro aeroportos representam 81% da movimentação de passageiros no Brasil. Na pesquisa 41 itens foram avaliados, entre eles: a limpeza de banheiros, o tempo de espera nas filas, segurança, qualidade das informações repassadas, atendimento dos funcionários, valor dos produtos de alimentação, valor do estacionamento e o acesso a internet.
Os passageiros puderam dar nota de zero a cinco para cada terminal. O Aeroporto de Brasília recebeu a média de 3.5. As principais reclamações foram a demora no check-in, a falta de transporte público e de disponibilidade para taxi e principalmente o alto preço do estacionamento.
A pesquisa revelou ainda o perfil dos passageiros desses quatro aeroportos. 76% embarcam em voos dentro do próprio país. 60% viajam a lazer e 52% utilizam o transporte privado para chegar ao aeroporto.
Em nota, a Inframerica, concessionária que administra o Aeroporto JK, disse que o terminal de Brasília está sob gestão privada há cerca de cinco meses e está passando por importantes obras, que vão transformá-lo num aeroporto moderno, confortável e eficiente. E que essas melhorias vão ser percebidas pelos usuários nos próximos meses.