O Globo, com agências internacionais
O rei Willem-Alexander fez seu primeiro discurso como monarca holandês na varanda do Palácio Real. Ao lado de sua mãe e de Máxima, ele agradeceu o trabalho de sua mãe e o apoio dos cidadãos, se dirigindo aos milhares de holandeses que se reuniram na praça em frente ao palácio para se despediram de Beatrix e saudar o novo rei e a rainha consorte.
– Meu reinado chega em tempos em que muitos se sentem vulneráveis e inseguros – reconheceu o novo rei, usando o mesmo manto de arminho que a mãe carregou por 33 anos.
Em mensagem às instituições europeias, ele acrescentou:
– Como uma família, como amigo, como moradores e vizinhos, como cidadãos de um reino, como habitantes da terra, enfrentamos numerosos desafios que somente podem ser resolvidos em nível internacional.
De laranja, na praça
Horas antes, Beatrix e testemunhas assinaram o instrumento de abdicação no salão Mosezaal do Palácio Real de Amsterdã na presença dos presidentes do Senado e da Câmara dos Representantes, o Conselho de Ministros para o reino, os membros da família real, os governadores e primeiros-ministros de Aruba, Curação e Sain Maarten.
– Hoje dou lugar a uma nova geração. Meu filho assume a responsabilidade desta nova função – disse Beatrix, que passa a ser princesa dos Países Baixos, com tratamento de Vossa Alteza Real.
Cerca de 25 mil pessoas se aglomeravam diante da praça para saudar o novo rei – a maioria delas vestida de laranja, a cor da casa real holandesa.
Já como reis, William-Alexander e Máxima se dirigiram à Nova Igreja para celebrar a cerimônia de entronização, em uma sessão conjunta nas duas câmaras legislativas do país, no Senado e no Congresso. Esta celebração, quando o rei é formalmente confirmado e jura a Constituição, teve a participação de mais de 2 mil convidados, incluindo 30 representantes de 19 casas reais.
Willem-Alexander e Máxima se casaram em 2002, num enlace que gerou controvérsia. O pai da argentina, Jorge Zorreguieta, foi secretário da agricultura durante a ditadura militar no país. Mas Máxima aprendeu rapidamente o holandês e conquistou a população. Pesquisas mostram que hoje ela é tão popular quanto Beatrix e até mais popular do que o marido.
A monarquia na Holanda goza de grande popularidade e amplo apoio da maioria dos partidos políticos, embora existam 12 membros que renunciaram pronunciar seu juramento diante do rei. Além disso, vários protestos anti-monarquia foram convocados em várias partes da cidade. Permanece na memória do povo os incidentes durante a cerimônia de abdicação da rainha Juliana e a posse de Beatrix em 1980, quando os protestos contra o custo excessivo dos eventos deixaram centenas de feridos.