Relatório da OAB confirma surto no Hospital Regional da Ceilândia

A Coordenação de Saúde da Comissão de Direitos Humanos da OAB/DF divulgou nesta quarta-feira (24/4), o relatório sobre a visita ao Hospital Regional da Ceilândia (HRC), que aponta os principais problemas da unidade de saúde. O documento afirma que o surto foi confirmado pela direção do hospital e que as 4 mortes, no período de 14 dias, foram provocadas pela bactéria Serratia marscenses.

Verificou-se também que o HRC não possui uma Comissão do Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) atuante para fiscalização dos procedimentos de higienização adotados pela unidade. Foram encontrados ambientes em condições precárias, como: camas oxidadas, vasos sanitários sem tampas na sala de acesso ao parto, estrutura física sem restauração, paredes com proliferação de fungos e infiltrações, e móveis depreciados e sucateados.

Outro fato grave observado foi a superlotação, fator que de risco que aumenta a possibilidade de surto de infecção hospitalar. Segundo a coordenadora da comissão da Seccional, Regiane Presot, não há controle da higienização dos visitantes aos recém-nascidos que estão na UTI. “O público-alvo do hospital enseja dos profissionais de saúde atenção redobrada nos procedimentos de acesso às crianças que se encontram em estado absoluto de vulnerabilidade”.

O relatório sugere o envio imediato de ofício ao governador do Distrito Federal e ao secretário de saúde, para que no prazo de cinco dias informe as medidas tomadas na solução dos problemas detectados no Hospital Regional de Ceilândia. Opina ainda que caso não haja uma resposta efetiva na via administrativa, a OAB/DF deverá propor ação civil pública, cujo pedido será a implementação da Comissão do Controle de infecção Hospitalar (CCIH), a ampliação e adequação do espaço físico e a contratação dos recursos humanos necessários e a indenização civil às famílias das vítimas do evento danoso.

Tags:

Gostou? Compartilhe!

Últimas notícias
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore