Maior museu privado de Brasília e um dos espaços mais bem avaliados da cidade, o Memorial JK celebra duas paixões dos brasileiros, a Copa do Mundo e o eterno presidente Juscelino Kubitschek, inaugurando, no domingo, dia 21 de Abril, a exposição JK e o Brasil Campeão. Nela, o visitante vai poder fazer uma viagem no tempo, lendo reportagens de jornais e revistas, assistindo vídeos, ouvindo programas de rádio e conhecendo objetos da época em que Juscelino era presidente, ocasião em que o Brasil conquistou, pela primeira vez na história, a Copa do Mundo da Suécia, em 1958, levantando a Taça Jules Rimet, cuja réplica estará na mostra.
Moderna, a exposição terá, além do material histórico, uma tela touch screen de 77 polegadas (177 cm x 110 cm) que será montada como uma mesa, no centro do hall de entrada do Memorial. Nela, até quatro pessoas poderão interagir com o material disponível. O menu está organizado em seis itens: filmes, fotos, imprensa, rádio, álbum “Ano de Ouro do Esporte Brasileiro” e correspondências. São mais 54 itens que retratam a emoção do Brasil com a conquista da sua primeira Copa do Mundo
Juscelino Kubitschek foi considerado um Midas na história do Brasil. No período em que foi presidente, o país viveu um dos momentos mais férteis da sua história. Um tempo de grandes transformações, com a construção da nova capital. Um período de grande desenvolvimento com o surgimento da indústria automobilística, de construção de estradas e das hidrelétricas. A Era JK também foi muito rica em cultura, com o surgimento da Bossa Nova, do Cinema Novo, da arquitetura moderna, por meio da construção de Brasília. Juscelino Kubitschek também tinha fama de “pé quente” e foi durante o seu governo que o Brasil conquistou sua primeira Copa do Mundo (1958). Seu espírito democrático, aberto e inovador inspirou os brasileiros e estimulou o país.
A mostra, que será encerrada em 21 de agosto, insere o Memorial JK na programação da Copa das Confederações deste ano e da Copa do Mundo de 2014, ocasiões em que turistas internacionais e visitantes brasileiros virão à capital e poderão conhecer o valioso acervo do eterno presidente.