Paulo Octavio presidirá o Lide Brasília

O LIDE – Grupo de Líderes Empresariais, presidido pelo empresário João Doria Jr., lançou hoje o LIDE BRASÍLIA, que será comandado por Paulo Octavio, apoiado por um comitê gestor e 20 cofundadores, empresários de grande porte da capital. Composto por 1.300 empresas, que representam 49% do PIB privado nacional, o LIDE promove e estimula a integração entre empresas privadas e organizações públicas para valorização e desenvolvimento econômico e social.

Projeto brasileiro presente em 10 estados nacionais e mais dez nações, agora marca presença na capital do País. “Paulo Octavio possui DNA econômico e empreendedor. Entende a importância do fortalecimento da livre iniciativa do desenvolvimento econômico e social, assim como a defesa dos princípios éticos de governança corporativa no setor público e privado”, destaca João Doria Jr., presidente do LIDE.

O lançamento foi realizado na suíte presidencial do Royal Tulip Hotel, com a presença do presidente do LIDE e membros do Comitê de Gestão, entre eles Claudio Lottenberg, presidente do Hospital Albert Einstein e do LIDE Saúde; Paulo Nigro, presidente da Tetra Pak e do LIDE Esporte; André Rocha, presidente do LIDE Goiás; e Osmar Zogbi, presidente da EAZ Participações e do LIDE Educação.

Para Paulo Octavio, presidente do LIDE BRASÍLIA, uma das metas do Grupo será a valorização do empresariado local. “Convidamos 20 empresários mais expressivos e com envolvimento na vida da cidade, alguns deles pioneiros, e integrantes de diversos segmentos. A nossa busca será mostrar o valor da nossa classe, pois muitas vezes e empreendedor, aqui em Brasília, não é valorizado. Todos começaram do zero e hoje geram emprego e renda, por terem acreditado na cidade e por enxergarem que Brasília não é somente uma cidade política”, avalia.

Outro desafio para Paulo Octavio, na sua própria avaliação, é o de incentivar a participação do empresariado local em ações mais efetivas na defesa de seus interesses. “A gente precisa tirar o nosso trabalho das gavetas. Muitas vezes, o empresariado local é reticente ao defender os pontos que vão favorecer sua atividade. O empresário não pode ter medo e é preciso virar esta página, embora eu saiba que isso levará certo tempo”, disse, destacando que, no futuro, a máquina estatal chegará a seu limite de empregabilidade e caberá ao empresariado a geração de novos postos de trabalho.

“Brasília não foi criada com vocação industrial, e o desafio está aí. Hoje, há espaço para que este segmento econômico cresça, mas faltam bons projetos. O governo tem interesse em ajudar e vamos buscar esta parceria, trazendo eventos para discutir os caminhos”, acrescentou.

Além de Paulo Octavio, são cofundadores do Lide Brasília os empresários Adalberto Valadão (Soltec Engenharia), Adelmir Santana (Fecomercio-DF), Antonio Augusto Carvalho de Morais (Rede Free Corner), Antonio Matias (Grupo Gasol), Avaldir Oliveira (CTIS Tecnologia), Eda Coutinho Barbosa Machado (Iesb), Ennius Muniz (Conbral), Fernando Queiroz (Via Engenharia), Gil Pereira (Grupo Emplavi), Janete Vaz (Laboratórios Sabin), José Celso Gontijo (JC Gontijo Engenharia), José Wilson Granjeiro (Grancursos), Márcio Antonio Machado (Smaff Veículos), Marcos Lombardi (Grupo Jornal de Brasilia), Olair Francisco (Grupo Agittus), Orlando Taurisano (Grupo Disbrave), Osório Adriano Neto (Grupo Brasal) e Ruy Coutinho do Nascimento (Grupo Cutrale).

A área social é uma das grandes preocupações do Grupo, como destacou Osmar Zogbi, presidente da EAZ Participações e do LIDE Educação. Segundo ele, o empresariado tem a missão de pensar não só em seu negócio, mas no Brasil. “Por isso, o LIDE investe em projetos de educação, esporte e sociais. Para termos um país desenvolvido é preciso investir em cidadãos”, afirmou, lembrando o convênio que o Lide Educação tem com o Instituto Ayrton Senna, entidade que capacita e aperfeiçoa, com mais de 95% de eficiência, escolas públicas do país. A filosofia social foi endossada por Paulo Nigro, presidente da Tetra Pak e do Lide Esporte. “Nossa luta é por um Brasil melhor, por isso trabalhamos, hoje, com três organizações no esporte: o Instituto Tênis, os Atletas pela Cidadania e o Instituto Joaquim Cruz, aqui de Brasília”, acrescentou.

SOBRE O LIDE

Fundado em junho de 2003, o LIDE – Grupo de Líderes Empresariais é uma organização de caráter privado, que reúne empresários em nove países e quatro continentes. Atualmente tem 1.300 empresas filiadas (com as unidades nacionais e internacionais), que representam 49% do PIB privado brasileiro. O objetivo do Grupo é difundir e fortalecer os princípios éticos

de governança corporativa no Brasil e no exterior, promover e incentivar as relações empresariais e sensibilizar o apoio privado para educação, sustentabilidade e programas comunitários. Para isso, são realizados inúmeros eventos ao longo do ano, promovendo a integração entre empresas, organizações, entidades privadas e representantes do poder público, por meio de debates, seminários e fóruns de negócios.

Tags:

Gostou? Compartilhe!

Mais leitura
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore