Da Trabucaria do Tão
Disfarçado de “reforma editorial” o Passaralho, ave de rapina que tira empregos de jornalistas, pousou de fato no Estadão, conforme havíamos anunciado. O Portal da Imprensa apurou que até o momento, vinte jornalistas foram demitidos de Esportes (5), Economia (4), Metrópole e Vida. Como se tratava de “reforma editorial” o “jornalão” passa a ter três cadernos mais um suplemento. O primeiro abrigará editorias Política, Internacional, Metrópole (incluindo os temas da atual Vida) e Esportes. O segundo caderno trará Economia, Negócios e Tecnologia. Já o Caderno 2 incorpora comportamento digital e literatura. Os cadernos Link e Negócios viram seções dentro de Economia.
As mudanças passam a vigorar no próximo dia 22 de abril. Na data, também termina a distinção entre as edições Brasil e São Paulo, além da estreia do novo App “mobile”, adaptável a qualquer dispositivo móvel. Claro que essa era a grande novidade do Comunicado Interno que circulou hoje à tarde. De acordo com a nota, “tais providências se inserem na necessária e permanente gestão de recursos, imprescindível para a competitividade da nossa marca e seu lugar no futuro das mídias”. Perfeita a justificativa, não é mesmo?
O editor-chefe convocou os jornalistas às 15h30, no auditório, para uma explanação detalhada de todo o projeto. Segundo ele, um grupo de trabalho multidisciplinar, capitaneado por Conteúdo e Mercado Leitor, e que congregou todas as áreas da empresa, trabalhou durante seis meses na revisão detalhada de todo o processo produtivo. Ainda bem que foi não foi uma decisão impensada, não é mesmo? O objetivo foi redesenhar o jornal e sua configuração física, “buscando uma solução que atendesse às demandas dos leitores e acentuando o foco em reportagens exclusivas e abordagens analíticas”.
Os suplementos ficaram divididos assim: às segundas circulará o “Edição de Esportes”, retomando marca do grupo. Às terças, o “Viagem”, às quartas, o “Jornal do Carro”, às quintas, o “Paladar” e os “Classificados”. Às sextas, o “Divirta-se” e aos sábados, os “Classificados” ganharão mais espaço. E aos domingos, também circula a “Edição de Esportes”, o “Casa”, o “Aliás” se amplia com a nova seção “Olhar Estadão”, e circulam também os “Classificados”.
O Grupo Estado tinha até aproximadamente às 17H00 de hoje para responder o ofício do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo que pediu uma reunião de emergência. A entidade quer discutir a situação dos jornalistas na empresa.