A Coreia do Norte está sendo acusada pela imprensa britânica de alterar imagens de seus equipamentos militares digitalmente com a intenção de fazê-los parecer ainda mais poderosos. É o que diz o jornal The Guardian, entre outros, após analisar uma série de imagens.
Enquanto a Coreia do Sul e os Estados Unidos continuam com seus exercícios militares na região, a agência oficial de notícias da Coreia do Norte divulgou nesta semana fotografias mostrando um poder militar bastante potente.
No entanto, as imagens podem ter sido manipuladas digitalmente para parecerem mais assustadoras do que realmente são.
Uma das fotos, publicada por grande parte da imprensa internacional, mostra as tropas norte-coreanas desembarcando em uma praia não revelada.
Alan Taylor, que escreve para a Atlantic Magazine, afirma que a foto, emitida pela Agência Central de Notícias Coreana (KCNA) e divulgada pelas agências internacionais, foi mesmo alterada digitalmente.
Taylor diz que várias das embarcações parecem clones digitais, especulando que pelo menos duas delas foram simplesmente copiadas e coladas em lugares diferentes. Outros indícios são “as bordas suaves, a falta de sequência visível e elementos estranhos nas cores”.
Reprodução/guardian.co.ukO jornal britânico The Guardian destacou em vermelho e em roxo o que seria as embarcações duplicadas
Não é a primeira vez
Uma fotografia tirada em dezembro de 2011 no funeral do líder Kim Jong-il teria sido modificada após a verificação da versão original, que mostrava meia dúzia de homens, aparentemente jornalistas, desviando o olhar da cena principal.
Na versão manipulada, as câmeras foram retiradas digitalmente e a impressão era de que todos estavam em cortejo fúnebre pelo morto.
O truque só foi percebido graças a uma foto tirada no mesmo instante pela agência de notícias japonesa Kyodo, e divulgada posteriormente. (R7)