Começa nesta segunda-feira (1º) a vacinação de estudantes de escolas entre 11 e 13 anos contra o vírus papiloma humano (HPV), principal causa do câncer de colo de útero, o quarto no ranking de mortes por câncer em mulheres na capital do país.
O lançamento da campanha aconteceu no dia 8 de março, no Centro de Ensino Fundamental 01, na Estrutural. A meta é imunizar 64 mil meninas contra quatro tipos do vírus. O GDF estima investir até R$ 13 milhões na vacinação, que é restrita às garotas que receberam autorização dos pais.
Segundo o secretário-adjunto de Saúde, Elias Miziara, a faixa etária foi escolhida com base em pesquisas que mostram a época como ideal por ser anterior ao início da vida sexual. “Temos estudos que mostram que nossas meninas começam a ter as relações depois dos 15 anos aqui no DF. A ideia é vaciná-las antes disso e termos uma geração livre dos tipos mais prevalentes que incidem no câncer de colo de útero”, afirmou.
Cada garota vai receber três aplicações ao longo de 2013. A partir de 2014, a vacinação será exclusiva para meninas de 11 anos. Cada dose tem custo individual estimado em R$ 72,50.
Em setembro, A Comissão de Assuntos Sociais do Senado aprovou um projeto de lei que propõe que o Sistema Único de Saúde (SUS) ofereça a aplicação da vacina a meninas entre 9 e 13 anos. A proposta ainda será analisada pela Câmara dos Deputados. (G1)