César Borges é o novo ministro dos Transportes

 O Globo

O vice-presidente de Governo do Banco do Brasil, César Borges (foto), foi  confirmado nesta segunda-feira no Ministério dos Transportes. Ele esteve reunido  com a presidente Dilma Rousseff em audiência no Planalto. Ex-governador da  Bahia, César Borges é do PR. A posse do novo ministro está marcada para  quarta-feira, às 09h30.

Em reunião com os senadores Alfredo Nascimento e Antônio Carlos, Dilma  acordou a volta do PR para a Esplanada. O partido havia sido defenestrado da  pasta em 2011, quando Nascimento foi acusado de corrupção. Com a saída de  Nascimento, foi indicado para o cargo Paulo Sérgio Passos, que assumiu  interinamente a pasta, em julho de 2011. Apesar de ser filiado ao PR, Passos não  era reconhecido pelos integrantes da legenda como ministro indicado pela cota do  partido, mas sim como escolha pessoal de Dilma.

Nas últimas semanas, Garotinho e senadores do PR participaram de reuniões com  Dilma para discutir a volta da legenda à base aliada. Nas conversas, surgiu o  nome de César Borges, que é considerado escolha da cota pessoal da presidente.  Apesar das resistências na bancada, a presidente bancou a escolha por considerar  que Borges seria o único nome no PR capaz de permanecer “fora das páginas  policiais”. O acordo teria sido entre Dilma e Alfredo Nascimento, sem o aval do  líder na Câmara.

O deputado, assim como colegas na Câmara, revelaram a interlocutores que a  escolha não foi bem recebida e que o partido ainda irá discutir se voltará para  a base aliada. De acordo com pessoas próximas, Garotinho teria se sentido  ignorado pela presidente, que somente o consultou na última hora. Desde que  deixaram a Esplanada, os deputados do PR se consideram “independentes” do  governo.

Dilma agradece dedicação de Paulo Passos

Em nota, a Secretaria de Comunicação Social da Presidência diz que Paulo  Passos “prestou grande contribuição ao governo e ao país”. No texto, a  presidente Dilma Rousseff agradeceu sua “dedicação, empenho e espírito público”,  de Passos. Sobre o ex-senador César Borges, a presidente disse estar confiante  de que ele dará continuidade, “com a mesma eficiência que demonstrou no Banco do  Brasil”, aos projetos que vêm sendo desenvolvidos pelo ministério dos  Transportes.

Paulo Passos assumiu o ministério após a primeira demissão que Dilma fez em  seu primeiro ano de mandato para promover o que ficou conhecida como faxina  ética. Na época ela tirou o presidente do PR, Alfredo Nascimento, e elevou  Passos, então secretário-executivo, ao posto de ministro. Embora seja filiado ao  PR, Passos no entanto, nunca foi reconhecido pelo partido como um integrante da  legenda dentro do governo.

Leia a íntegra da nota:

“O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, está deixando o cargo  depois de prestar grande contribuição ao governo e ao país. No ministério, Paulo  Sérgio coordenou importantes ações para dar mais eficiência ao sistema  brasileiro de transportes. Assumirá a pasta o ex-senador e atual vice-presidente  do Banco do Brasil César Borges.

A presidenta Dilma Rousseff agradeceu a dedicação, o empenho e o espírito  público de Paulo Sérgio Passos em todas as missões que lhe foram confiadas. A  presidenta desejou boa sorte a César Borges, manifestando confiança de que, à  frente do Ministério dos Transportes, ele dará continuidade aos projetos  essenciais ao desenvolvimento do país com a mesma eficiência que demonstrou no  Banco do Brasil”.

Após o anúncio, o governador da Bahia, Jaques Wagner, afirmou estar “satisfeito” com a nomeação de Borges, que é da Bahia.

“Fiquei muito satisfeito com a nomeação de um aliado do governo federal e  estadual, que vai fortalecer a posição do PR no governo Dilma e na Bahia e, ao  mesmo tempo, aumenta a presença de um político baiano no primeiro escalão”, afirmou o ministro, em nota divulgada pelo governo do estado. Segundo o texto, o  governador foi consultado pela presidente Dilma e teria dado aval a  indicação.

O ex-ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, parabenizou Borges  pelo Twitter. “Parabéns a César Borges pela nomeação para o Ministério. Para a  Bahia é um espaço importante”, afirmou.

Gostou? Compartilhe!

Mais leitura
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore