KUALA LUMPUR – Em uma corrida que começou com pista molhada e terminou com sol, com direito a uma disputa sensacional entre as duas RBRs, Sebastian Vettel levou a melhor e venceu o GP da Malásia no começo da manhã deste domingo, assumindo a liderança do Mundial de Pilotos da Fórmula 1 após duas provas. Mark Webber e Lewis Hamilton completaram o pódio. Felipe Massa, que largou em segundo, fez uma prova discreta e acabou na quinta posição após conseguir três ultrapassagens nas voltas finais.
Na sala dos pilotos, logo após a prova, os companheiros da RBR não se cumprimentaram. Vettel agora lidera o Mundial, com 40 pontos. Massa, com 22, é o quinto. A próxima prova será o GP da China, no dia 17 de abril.
Sob chuva fina e com pista molhada, Massa largou mal e foi ultrapassado por Fernando Alonso logo na primeira curva. O espanhol tocou de leve na traseira de Vettel, danificando o bico esquerdo da sua Ferrari, enquanto Massa perdia posições e caía para sexto. Após abrir a segunda volta, no fim da reta, Alonso foi ultrapassado por Mark Webber e, ao mesmo tempo, o bico de seu carro se soltou e ele abandonou a prova.
Com a pista secando, Vettel parou logo com seis voltas para trocar pneus, sendo seguido por Massa. Na volta seguinte, vários pilotos tomaram a mesma decisão. Em um momento de trapalhada, Lewis Hamilton se enganou e parou no box da sua ex-equipe, a McLaren, antes de voltar a acelerar e encostar no espaço da Mercedes para fazer sua troca. Após as paradas, Webber ganhou a posição de Vettel e assumiu a ponta. Mesmo com o erro, Hamilton era o terceiro, enquanto Massa caiu para sétimo.
Kimi Raikkonen, vencedor do GP da Austrália, superou Sergio Pérez após boa briga pela nona posição. Na volta 20, Webber parou novamente nos boxes para trocar os pneus. Três voltas depois, Vettel, que havia assumido a ponta, fez sua parada e Webber reassumiu a liderança. Na terceira parada, mesmo trocando os pneus em apenas 2s7, Vettel acabou sendo ultrapassado por Hamilton e caindo para a terceira posição. Poucas voltas depois, porém, o alemão recuperou na pista o segundo lugar.
Vettel atacou Webber com vontade na volta 44, quando o australiano voltou de sua quarta parada nos boxes. As RBRs duelaram curva a curva e por pouco não se tocaram, enquanto pouco atrás eram as duas Mercedes que disputavam posição, com Hamilton à frente de Nico Rosberg. A dez voltas do fim, nova disputa entre as RBRs. Vettel e Webber não se tocaram por fios de cabelo, e o alemão conseguiu assumir a ponta num duelo sensacional, mantendo a posição até o fim para vencer sua primeira prova na temporada.
Resultado final do GP da Malásia:
1- Sebastian Vettel (ALE/RBR)
2- Mark Webber (AUS/RBR) a 4s298
3- Lewis Hamilton (ING/Mercedes) a 12s1
4- Nico Rosberg (ALE/Mercedes) a 12s640
5- Felipe Massa (BRA/Ferrari) a 25s6
6- Romain Grosjean (FRA/Lotus) a 35s5
7- Kimi Raikkonen (FIN/Lotus) a 48s4
8- Nico Hulkenberg (ALE/Sauber) a 53s0
9- Sergio Perez (MEX/McLaren) a 72s3
10- Jean-Eric Vergne (FRA/STR) a 87s1
11- Valtteri Bottas (FIN/Williams) a 88s6
12- Esteban Gutierrez (MEX/Sauber) a 1 volta
13- Jules Bianchi (FRA/Marussia) a 1 volta
14- Charles Pic (FRA/Caterham) a 1 volta
15- Giedo van der Garde (HOL/Caterham) a 1 volta
16- Max Chilton (ING/Marussia) a 2 voltas
Não completaram:
17- Jenson Button (ING/McLaren)
18- Daniel Ricciardo (AUS/STR)
19- Pastor Maldonado (VEN/Williams)
20- Adrian Sutil (ALE/Force India)
21- Paul di Resta (ESC/Force India)
22- Fernando Alonso (ESP/Ferrari)