O finlandês Kimi Raikkonen foi o primeiro piloto a vencer na temporada de 2013 da Fórmula 1. Na madrugada deste domingo, o piloto da Lotus utilizou uma estratégia diferente da escolhida pela maioria dos adversários, fez apenas duas paradas para trocas de pneus, e venceu o Grande Prêmio da Austrália, prova que abriu o Mundial da categoria.
Largando da sétima colocação e com pneus supermacios, Raikkonen resolveu fazer uma parada a menos do que seus principais concorrente, beneficiado pela baixa degradação dos compostos no carro da Lotus. A estratégia deu certo e ele conquistou a vitória com vantagem segura sobre o espanhol Fernando Alonso e o alemão Sebastian Vettel, que também subiram ao pódio.
O brasileiro Felipe Massa fez boa corrida em Melbourne e chegou a ocupar a segunda colocação durante o primeiro trecho da prova, mas acabou caindo na classificação e foi o quarto a receber a bandeira quadriculada. O inglês Lewis Hamilton, em sua estreia pela Mercedes, e o local Mark Webber completaram a lista dos seis primeiros colocados.
A segunda etapa do Mundial de Fórmula 1 é o Grande Prêmio da Malásia, já no próximo domingo, 24 de março. Em 2012, a corrida foi vencida por Fernando Alonso com Sergio Pérez, então na Sauber, e Lewis Hamilton completando o pódio.
Quando as luzes vermelhas finalmente se apagaram na reta do circuito de Albert Park, Sebastian Vettel não teve problemas para manter a primeira colocação, mas foram os representantes da Ferrari que mostraram maior oportunismo ganhando duas posições cada. Felipe Massa pulou para a segunda colocação, logo à frente de Fernando Alonso.
O espanhol passou a pressionar o brasileiro, que resistiu bem aos ataques de seu companheiro de equipe, mesmo quando foi liberado o uso da asa traseira móvel. Na quinta volta, o britânico Jenson Button foi aos boxes para colocar os pneus médios, por conta da alta degradação dos supermacios.
O movimento do piloto da McLaren logo foi imitado pelos ponteiros da corrida, que já apresentavam perda de rendimento pela deterioração dos compostos. Vettel sofreu com a queda de ritmo de sua Red Bull e viu os ferraristas se aproximarem até entrar para a troca de pneus no fim do sétimo giro em Albert Park.
Massa foi aos boxes na volta seguinte, retornando à pista atrás do alemão, mas garantiu sua vantagem sobre Alonso após o pit-stop do espanhol. O piloto europeu da Ferrari alterou sua estratégia e antecipou sua segunda parada para o 20º giro em Melbourne. A tática deu certo e ele ganhou as posições de Sebastian Vettel e Adrian Sutil quando os alemães também trocaram compostos.
A escuderia italiana chamou Massa para os boxes apenas no 23º giro e devolveu o brasileiro à pista atrás de Kimi Raikkonen, Lewis Hamilton, ambos com tática de menos paradas, Alonso, Vettel e Sutil. Mesmo prejudicado pela estratégia da Ferrari, o piloto paulista seguiu andando em ritmo forte, mas não consegui ultrapassar o alemão da Force India e acabou perdendo contato com os rivais à frente.
A ideia de fazer menos trocas de pneus deu certo para Raikkonen, que parou novamente no 34º giro em Albert Park e voltou à pista na quinta posição, logo atrás de Massa. Sem conseguir passar Sutil na pista, o brasileiro antecipou seu último pit-stop e voltou a ter condições de brigar com Vettel. Quando os outros ponteiros realizaram a terceira parada, o finlandês assumiu novamente a ponta.
Sem ser ameaçado por Vettel, Alonso iniciou a caçada a Kimi Raikkonen pela primeira colocação, mas o piloto da Lotus seguiu em ritmo forte e sustentando vantagem confortável sobre o espanhol até receber a bandeira quadriculada para conquistar sua segunda vitória na F-1 após o retorno à categoria na temporada passada. Informações da Gazeta Esportiva.