O zoólogo e doutor em Biologia Animal Sérgio Althoff, professor da Universidade Regional de Blumenau (Furb), afirmou neste domingo, após analisar fotos, que o animal visto na Avenida Atlântica em Balneário Camboriú no sábado era, aparentemente, um elefante-marinho. O especialista acredita que seja uma fêmea.
— Ela adentrou a avenida porque os animais não conhecem estradas e para ela era um costão, mesmo que artificial, onde ficaria descansando e pegando sol — afirmou Althoff.
O zoólogo explica, ainda, que os elefantes-marinhos não são tão comuns atualmente na costa catarinense, mas que existem registros da passagem desses animais em sambaquis há mais de dois mil anos — ou seja, sempre foram visitantes da nossa costa, mas em número reduzido.
O motivo de visitas como a que surpreendeu moradores e turistas em Balneário Camboriú é mesmo a busca por um local para descansar.
— O melhor é deixá-los quietos, e isso serve também para leões-marinhos e pinguins — recomenda Althoff. A moradora de Balneário Camboriú Dieini Alves gravou um vídeo do animal. Diário Catarinense