"Fumaça preta de hoje segue história recente de conclaves", diz porta-voz

Em entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira, o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, afirmou que a Igreja Católica “vive um momento extremamente belo e intenso”.   Lombardi afirmou que “ninguém esperava” uma fumaça branca na noite de terça-feira e que o fato de a fumaça negra voltar aparecer na manhã desta quarta-feira – indicando que as duas eleições do turno não alcançaram consenso – é normal e está de acordo com a história recente dos conclaves. Ele lembrou que o último papa a ser eleito na terceira votação ou antes foi o papa Pio XII, eleito em 1939.

Lombardi preferiu não fazer uma previsão sobre quando o novo papa será escolhido, limitando-se a dizer que o anúncio será feito nos próximos dias ou até nas próximas horas.

Lombardi saudou os fiéis e peregrinos que encararam a chuva e o frio e se reúnem na Praça São Pedro desde a noite de terça-feira para observar a cor da fumaça que será expelidade pela chaminé da Capela Sistina do Vaticano. “Estamos respirando um clima muito sereno de muita alegria, que certamente precede o que será uma experiência belíssima (quando o papa for anunciado)”, disse.

Ele lembrou que, assim como aconteceu na eleição de Bento XVI em 2005, uma multidão deve correr para a Praça São Pedro assim que a fumaça branca aparecer. Ele disse recordar que as pessoas vinham de todos os lados de Roma para ver o papa ser anunciando na sacada do vaticano. “As pessoas deixaram escritórios e prédios e vieram correndo”.  Saiba MaisCardeal pede a Deus “bom pastor” para Igreja em missa antes do Conclave Segundo dia de Conclave inicia com fumaça preta e Igreja segue sem papa Entenda, passo a passo, como é o Conclave

 O Conclave

 O cerimonial do Conclave papal iniciou na manhã de terça-feira (dia 12), com a realização da missa Pro Eligendo Papa. Na parte da tarde, os 115 cardeais se reuniram na Capela Sistina e prestaram, um por um, juramento de manter segredo durante a duração do processo eleitoral. Em seguida, as portas foram fechadas. Às 19h42 (15h42 de Brasília), a primeira fumaça negra foi expelida, indicando que o primeiro dia acabava sem que um papa fosse escolhido.

Os cardeais retomaram a votação por volta das 9h30 (5h30) desta quarta-feira. Por volta das 11h40 (7h40), a chaminé voltou a expelir fumaça negra, o que significa que um consenso não foi alcançado nas duas votações do turno da manhã. Uma nova sessão de votação será realizada nesta tarde.​

Tags:

Gostou? Compartilhe!

Mais leitura
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore